Wednesday, December 12, 2012

O Que É Hospedagem de Sites?

Criar um site ou blog é uma forma útil de divulgar qualquer tipo de informação para uma grande audiência – todos os usuários de Internet. No entanto, os conteúdos das páginas não poderão ser acessados por eles a menos que se encontrem alojados num servidor. A isso se chama hospedagem de sites. Em que consiste?

Um servidor é um hardware de altíssima capacidade que fica ligado à Internet permanentemente através de um IP único. Hospedar um site no mesmo significa usar uma parte ou a totalidade dos seus recursos para guardar os conteúdos do site e mantê-los online, idealmente, sem interrupção. Na realidade, o tempo de atividade do servidor – seu uptime – é sempre inferior ao previsto. Ainda assim, hoje em dia, as falhas responsáveis por isso são minimizadas e rapidamente resolvidas, permitindo que haja inúmeros servidores com uptime anual de 99.9%.

As Várias Formas de Hospedagem de Sites

Se um servidor é inteiramente explorado por um único site, esse é um servidor dedicado. Esses são utilizados com frequência para alojar sites de grande dimensão, que precisam do máximo de capacidade para responder a suas necessidades de armazenamento e tráfego.

Para sites menores, a hospedagem num servidor pode ser parcialmente ou totalmente partilhada. O primeiro caso, e o mais indicado para sites que, mesmo sendo menores, exijam uma quantidade apreciável de recursos, se trata da hospedagem VPS (Servidor Privado Virtual). Nessa modalidade, o site dispõe de uma parcela pré-determinada dos recursos do servidor que, por virtualização, funciona como um servidor totalmente independente, ainda que não o seja.

Por outro lado, existe a hospedagem compartilhada, em que não há essa independência entre parcelas nem necessariamente a pré-separação de recursos, possibilitando que a performance de alguns sites afete negativamente outros sites no mesmo servidor. Apesar disso, a hospedagem compartilhada é a mais comum, pelo seu preço acessível e boa relação custo-benefício para sites menores, que abundam mais do que sites grandes.

Prós e Contras da Hospedagem de Sites

A hospedagem de sites é muitas vezes paga, mas pode ser gratuita. A criação gratuita de blogs em plataformas como o Wordpress serve como exemplo. A hospedagem gratuita é, por norma, compartilhada, por ser a que oferece menos prejuízo para quem disponibiliza o servidor. A paga, por sua vez, pode ser de todos os tipos. Ainda que a hospedagem compartilhada seja mais econômica, como já referido, ela apresenta limitações no que diz respeito à personalização do site, ainda que essas sejam contrabalançadas pela simplicidade de seu uso. A hospedagem VPS e a hospedagem em servidores dedicados têm a vantagem de garantir total liberdade a quem gerencia os sites, mas têm o contraponto de exigirem um maior investimento de tempo e conhecimentos técnicos bem específicos para a manutenção do site e/ou do servidor.

Hoje em dia, criar um site ou blog é cada vez mais simples, com várias empresas oferecendo soluções automatizadas que poupam o usuário de muitas das complexidades técnicas inerentes ao processo. Entender no que consiste e como se processa a hospedagem dessas páginas Web é já um grande passo no que concerne ao desenvolvimento e gerenciamento das mesmas.

1 comment:

  1. Confira o Ranking atualizada das melhores hospedagem de sites no link abaixo.

    Ranking >>> http://www.compraexpert.com/melhor-hospedagem-de-sites/

    ReplyDelete