Sunday, December 9, 2012

O Que Procurar Em Um Bom Serviço de Hospedagem de Sites?

Existem, já, inúmeras empresas oferecendo diversas opções de hospedagem de sites. Muitas mais serão ainda criadas no futuro, visto que elas aumentam tanto quanto aumenta o número de pessoas interessadas em criar e alojar o seu próprio site, seja ele pessoal ou profissional. Você provavelmente é uma dessas pessoas e, por esse motivo, talvez se pergunte como escolher o serviço adequado para você. Veja abaixo algumas características a analisar.

1. Espaço de Armazenamento e Tráfego Disponível

Saber a quantidade de dados que você pode armazenar, assim como a quantidade de dados que pode ser transferida entre sua página e seus visitantes, é importante, sobretudo se você pretender alojar uma página Web muito rica em conteúdos multimédia, que ocupam consideravelmente mais espaço do que texto simples. Por precaução, opte sempre por um serviço de hospedagem que garanta um espaço de armazenamento e tráfego mensal um pouco superiores ao que você pensa usar. Assim, terá sempre margem de manobra, mesmo que seu site cresça além do esperado.

2. Uptime do Servidor e Liberdade de Programação

O uptime é o tempo que o servidor permanece ativo, mantendo seu site disponível online. Esse é um dado geralmente indicado em percentagem e referente ao período de um ano inteiro. Prefira um servidor com um uptime anual muito elevado – na ordem dos 99% –, para que seus visitantes consigam acessá-lo praticamente sempre que queiram.

Certamente, seu site será mais apelativo se você tiver o máximo de flexibilidade possível no que diz respeito à construção do mesmo. Para criar páginas totalmente a seu gosto, leve em conta a compatibilidade do servidor com diversas linguagens de programação, sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) e outras variáveis úteis, como as bases de dados. Você precisa ter o conhecimento técnico para fazer bom uso dessas ferramentas, mas, mesmo que ele lhe falte, poderá contratar alguém para lidar com isso em seu lugar, pelo que convém garantir o máximo de liberdade na programação de sua página em qualquer caso.

3. Funcionalidades Complementares e Assistência Técnica

Poder registar um ou mais domínios e subdomínios e criar endereços de e-mail sob esses domínios são grandes vantagens em qualquer plano de hospedagem, assim como a possibilidade de otimizar seu site para celulares e de adicionar sistemas de comentários, votações, sondagens e outros. Se a já mencionada liberdade de programação existir, você poderia fazê-lo de qualquer forma, mas é infinitamente mais simples se o serviço de hospedagem incluir essas opções, muitas vezes à distância de um clique.

Independentemente da quantidade e variedade de recursos disponíveis, há sempre ocasiões em que surgem falhas e só o apoio especializado de quem conhece bem o sistema pode ajudar você a contorná-las. Assim, a assistência técnica é uma das condições mais importantes a considerar. Veja se a assistência está disponível 24/7 ou só em certas horas ou dias da semana, por e-mail, telefone ou mensagens no site. Poderá fazer toda a diferença quando você precisar!

Muitas outras características poderão ser consideradas, entre as quais o custo tem, obviamente, grande destaque. Ainda assim, analisando somente as variáveis acima, você já terá as condições de fazer a escolha mais acertada para você.

No comments:

Post a Comment